28 de março de 2011

Ofensas - Senhor, tem piedade!


“Um irmão ofendido é mais inacessível do que uma cidade fortificada...”
                                                                                                                     (Provérbios 18.19).

O provérbio parece extremo. É tão difícil conciliar um irmão ofendido? Há tão pouca esperança de recuperação, uma vez uma relação estreita está danificada?  Cidades fortes são raramente levadas e barras (travas, ferrolhos) do castelo são do tipo mais fortes. Salomão ensina que uma vez ofendido um irmão, você está em uma situação quase desesperadora.  Senhor, tem piedade!

O que  é tão grave para  provocar ruptura? . É uma regra da natureza que ofender aqueles que amam você pode criar ódio, porque voce deu seu carinho, lealdade, serviço e confiança, a ofensa atinge mais profundamente em sua alma e exige uma reparação maior do que se feito por um  desconhecido. Pequenos delitos podem inflamar família ou laços conjugais, embora tais coisas  fossem facilmente ignoradas nas outras relações.  É um fato repugnante da perversidade do homem que se mostra muitas vezes menos misericórdia para com a família e os amigos do que com estranhos.

 Considere ofensas entre irmãos nas Escrituras.  Caim matou Abel por ofensa a sua justiça. Esaú tentou matar Jacó para obter sua bênção, irmãos invejosos de José o venderam como escravo. Barnabé e Paulo tiveram uma forte contenda sobre a tomada de Marcos em sua viagem de pregação ,segundo ( Atos 15:36-41 ).Paulo, o apóstolo mais diligente, não poderia esquecer de deserção  de Marcos em sua primeira viagem ( Atos 13:13 ).  Senhor, tem piedade!

A sabedoria aqui é evitar ofensas com os irmãos, especialmente na Igreja ( Ef 4:03 , 16 ; Rom Zc 14.16-19 ; Tg 3:18 ). Uma vez que numa relação de proximidade é difícil voltar atrás as ofensas, é melhor evitá-las,  Tenha muito cuidado no trato com amigos, com medo de ser uma linha cruzada ou cicatrizes que destróem a relação, especialmente na igreja.

Se você ofendeu um irmão, é seu dever ser conciliado o mais rapidamente possível ( Mt 5:23-26 ).  Se você foi ofendido, é seu dever ignorar a transgressão ou, seguir um procedimento ordenado para resolvê-lo ( 19:11 ; Mateus 18:15-17 ; I Cor. 6:1-8 ; I Pe 4:08 ).

O provérbio  acima é uma lei natural. O que não justifica  que homens piedosos devam ser lentos para perdoarem seus ofensores.  Nem justifica que os homens piedosos desistam da busca de um irmão ferido. Um homem espiritual não vive por leis naturais. ( Col 3:12-13 ; Jas 1:19 ). Ele vive pelo Espírito de Deus, que lhe ensina a ser lento para a ira e pronto a perdoar ( Cl 3:12-13 ; Tg 1:19 ).
Senhor, tem piedade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário