28 de fevereiro de 2009
Ikebana - a arte dos arranjos florais.
Ikebana é a arte japonesa do arranjo floral, tendo como base certos princípios de arte reconhecido mundialmente.
A princípio foi uma arte apreciada pelos aristocratas no período Heian (794-1192) e espalhou-se para as outras classe sociais nos séculos XIV e XVI.
O ikebana apresenta o amor pela linha, e também apreciação pela forma e cor, o que destaca a diferença do arranjo floral japonês com relação aos outros arranjos.
O ikebana tradicional em sua forma mais simples, representa o céu, a terra e o homem.
De todas as artes tradicionais japonesas, talvez a mais conhecida e intensamente praticada nos dias de hoje seja a ikebana.
Mesmo com uma origem que remonta a centenas de anos passados, ela mantém-se como elemento essencial no universo artístico contemporâneo. Transcendeu o seu espaço no tradicional altar da casa japonesa (tokonoma), para ingressar no dia-a-dia do mundo moderno. De maneira similar, a ikebana não é mais uma arte de domínio exclusivo de artistas ou ornamentadores japoneses, pois, entre seus entusiastas, estão criadores de arranjos profissionais e amadores de todas as nações e áreas de atividade. Esta nova dimensão acrescentada ao uso e significado da ikebana, não alterou de modo algum os conceitos básicos de estrutura, espaço e naturalismo desenvolvidos e aperfeiçoados através dos séculos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Obrigadão precisava mesmo dastas fotos
ResponderExcluirOlá !Meu nome é Rosali e moro na cidade de Praia Grande São Paulo.Obrigada por dividir essas fotos tão belas.A Ikebana é a arte onde o simples se apresenta de uma forma fantástica e glamurosa.Seja feliz!!!!
ResponderExcluir