17 de novembro de 2009

Mesa de Natal

Laranja com cravos e fitas - perfumando ainda mais a mesa....

http://euquefiz-vovobaisa.blogspot.com

Uma ocasião especial como o Natal, em que reunimos a família e queridos amigos para celebrar, trocar presentes, desfrutar das delicias que compõem a mesa nesta época, deve ter uma ceia muito bem preparada nos mínimos detalhes. O estilo, as cores, a organização e a decoração da mesa são características essenciais para o sucesso da ceia de Natal. Aprenda a decorar sua mesa para o natal.

Passos

1 - Toalha: a toalha de sua mesa de natal pode ser lisa ou colorida com motivos natalinos, xadrez, ou frutas.
A toalha branca é um curinga, combina com tudo o mais, e você pode passar fitas natalinas no sentido longitudinal fixando-as com fita dupla face, as laterais devem ficar soltas.
Familias pequenas, jovens casais podem usar jogos americanos, menos formal, mas muito atraente.

2 - Guardanapos: guardanapos de pano são mais elegantes, porém se forem muitos os convidados e não tiver guardanapos de tecidos para cada um melhor usar os de papel. Os guardanapos podem fazer contraste com a toalha ou ser do mesmo tecido. Você poderá fazer sobreposição do guardanapo branco com um estampado ou xadrêz

3 - Se você optar pelos guardanapos de papel, envolva-os em uma fita.(vide foto) Cuidado para não apertar muito e amassá-los. Faça um rolinho usando um guardanapo estampado e um liso e coloque num anel de fita, dê um laço. Se preferir junte um ramo de trigo, ou um pauzinho de canela.

4 - Pratos e talheres: a louça branca é uma excelente opção, pois combina com qualquer tom que você tenha escolhido para a toalha, mas vc poderá inovar usando uma louça verde por exemplo.

5 - Coloque sobre o prato um bombom enrolado com um bonito papel, ou uma fruta decorada como a sugestão da laranja acima

6 - Copos e taças: prefira taças, pois se trata de um momento especial. Se as suas taças forem incolores vc poderá usar açúcar colorido nas bordas, ou uma estrela de carambola. (fica lindo)

7 - Velas, flores e castiçais:Escolha velas inodoras de cor branca, vermelhas ou marfim, de acordo com a cor da toalha e do restante decoração. Você também pode substituir os castiçais por um conjunto de velas atadas com uma fita vermelha ou dourada, ou ainda colocar sal grosso dentro de taças e em cima colocar uma pequena vela.

8 - Caso você prefira um centro de flores, utilize flores naturais e sem perfume. Assim, o perfume não interferirá com o aroma da comida e bebidas. Bastante atenção com a altura do arranjo de centro: ou deve ser bem rasteiro ou bem alto para não atrapalhar a visão entre os convivas

9 - A utilização de frutas, frutos secos e pinhas em arranjos de centro é uma boa opção.Outra sugestão é usar um vaso com um pequeno pinheiro (tuia) O vaso pode ser pintado, ou revestido com tecido.

10 - Outro detalhe que valoriza a decoração de natal é o porta-guardanapo. Vc pode criar o seu porta guardanapo fazendo aneis com contas de uma só cor , ou coloridas. Use elástico para fazer o anel; ou, ainda, fazer aneis de papel micro ondulado nas cores natalinas, dar acabamento com sianinha, rendinha e fitilhos, fica barato e o efeito visual é muito bom . (vide foto)

Gif Enfeite de Natal


Um comentário:

  1. Que lindo!
    Adorei.
    Tudo de um bom gosto e simplicidade incríveis!
    besos

    ResponderExcluir