14 de março de 2010

Piracema - Selo Brasil 2005






Piracema é o nome dado ao período de desova dos peixes na bacia hidrográfica do rio Paraguai, que compreende toda a região do Pantanal nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

O período da piracema ocorre entre outubro e março, quando os peixes nadam contra a corrente para realizar a desova, de modo a poderem reproduzir-se. Tal evento é fundamental para a preservação da piscosidade (abundância de peixes) nas águas de rios e lagoas. Neste período é proibida a pesca nos dois estados.


PIRACEMA - UMA ESTRATÉGIA DE SOBREVIVÊNCIA
Nas cabeceiras dos rios registra-se, anualmente, um espetáculo da natureza, em que se observa a beleza ambiental e se constata a Piracema, que consiste na desova dos peixes, que representam em média 50% dos vertebrados, englobando cerca de 24.000 espécies, das quais 41%, aproximadamente, são espécies de água doce.

O sucesso obtido por qualquer espécie é determinado, em última instância, pela capacidade de seus integrantes reproduzirem-se em ambientes variáveis, mantendo populações viáveis.

A migração reprodutiva faz parte das estratégias de uma espécie ou população que irá garantir o seu sucesso na reprodução, de modo a manter o equilíbrio populacional. As migrações reprodutivas ocorrem durante o período de inundação anual dos rios, quando os peixes movem-se rio acima para desovar.

Peixes que vivem em riachos pouco extensos têm migrações curtas. Já para os peixes que habitam grandes rios a subida é freqüentemente longa. Os movimentos rio acima ocorrem após alguns meses de alimentação na planície de inundação. Esse movimento dos peixes bem nutridos rio acima é conhecido como Piracema - época de peixe.

Há espécies de peixes que vivem nos tributários (afluentes) pobres em nutrientes, onde se alimentam e descem para as águas túrbidas do rio principal para desovar. Após a desova, os peixes migradores, com suas gônadas esvaziadas, retornam à planície de inundação ou aos tributários para se alimentarem (migração trófica).

Quase todos os peixes de escamas e peixes de couro formam cardumes que migram nos rios em algum período do ano. Um exemplo de peixe de escama é o dourado, conhecido cientificamente como Salminus brasiliensis, uma espécie típica dos rios meridionais brasileiros. O estado das gônadas do dourado mostra que a reprodução da espécie é bastante sazonal, ocorrendo a desova durante a estação chuvosa, que se estende de novembro a abril, podendo variar entre os anos e bacias hidrográficas.

A necessidade de escapar da predação teve grande influência na evolução das migrações reprodutivas em águas correntes de cabeceiras ou águas túrbidas. Espécies que produzem ovos pelágicos (flutuantes) ou semipelágicos desovam na subida das águas, que carregam os ovos para áreas marginais, onde se desenvolvem sem risco de uma subida e de queda repentina nos níveis da água. Estes movimentos rio acima podem auxiliar a sobrevivência dos alevinos (filhotes de peixes), pois haverá maior disponibilidade de alimento para o desenvolvimento destes indivíduos jovens, bem como maior proteção contra predadores.

Com esta emissão, os Correios apóiam as ações desenvolvidas no sentido de que o fenômeno natural da piracema aconteça em todas as suas etapas e divulgam a necessidade de sua ocorrência, essencial para a preservação e o aumento dos cardumes nos rios brasileiros.

Dr. Thomaz Lipparelli
Ictiólogo, Superintendente de Pesca do Mato Grosso do Sul e
Conselheiro da Sociedade Brasileira de Ictiologia / SBI

Nenhum comentário:

Postar um comentário