3 de março de 2010

Yes, nós temos....


Physalis -A physalis é uma fruta exótica, é encontrada no mercado a preços elevados, mas, no Norte e Nordeste do nosso país ela é comum nos quintais e chamada por nomes bem brasileiros: camapum, joá-de-capote, saco-de-bode, bucho-de-rã, bate-testa e mata-fome. A Physalis é nativa das regiões temperadas, quentes e subtropicais de todo o mundo. O género é caracterizado por um fruto alaranjado e pequeno, pode ser cultivada em vaso, para decoração

pitaya rosa

pitaya amarela

Pitaya - O termo pitaia significa fruta escamosa, também sendo chamada de fruta-dragão em algumas línguas, como o inglês. Como a planta só floresce à noite (com grandes flores brancas) são também chamadas de Flor-da-Lua ou Dama da Noite.
As espécies são nativas do continente americano sendo que as espécies mais comerciais se concentram na América Central e México. Aqui no Brqasil s~pa produzidas principalmente em São Paulo.

 

Canistel - Pouco conhecida fora da América Central, de onde vem. No Brasil, é cultivada em pequenos pomares. A polpa tem sabor forte e é boa fonte de vitamina A e carboidratos. Pode ser consumida in natura ou batida com leite e sorvete.
O cheiro, bem como o sabor, é muito forte; por causa da sua cor amarelo forte é também chamada de fruta ovo.


Mangostão - No Brasil, o mangostão é cultivado, principalmente, nos
Estados do Pará e da Bahia, na maioria dos casos, em pomares de
um a três hectares e em pequena escala no Espírito Santo e São Paulo.
 

Atemóia - A atemóia é um fruto híbrido, derivado da ata – pinha ou fruta-do-conde – e da cherimóia, originária dos Andes. Em Goias (Anapólis) há cultivo da atemoia, a safra ocorre de março a abril).

Imagens wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário