16 de março de 2010

Selo - Proteção dos polos e das geleiras



“Ano Polar Internacional 2008 – 2009”.

- No selo da direita, o urso-polar, conhecido como urso-branco, Ursus maritimus, da região polar norte (Ártico) e, no canto inferior direito, a logomarca cristal de gelo, que identifica as emissões sobre a proteção dos pólos e das geleiras. Na imagem de fundo, uma paisagem das geleiras continentais, que reportam à sua preservação. A flora da área é composta por vegetais inferiores (algas, fungos, liquens e musgos). Foram usadas as técnicas de desenho e computação gráfica.
Os selos apresentam dois espécimes de fauna polar: um do antártico, o leopardo marinho, que está no topo da cadeia alimentar local, sendo extremamente feroz e rápido em seus ataques. Seu único inimigo natural é a orca; o outro, do ártico, o urso branco, que também está no topo da cadeia alimentar e práticamente não tem inimigos naturais.

A artista permitiu-se uma "liberdade poética" ao desenhar como fundo comum dos dois selos uma paisagem polar, com geleiras e montanhas, contínua nos dois, mostrando assim os dois animais como se estivessem em um único ambiente. Não existem ursos brancos no continente antártico, nem leopardos marinhos nas regiões árticas

Nenhum comentário:

Postar um comentário