Verduras, frutas e azeite extravirgem pode combater câncer
Nutrológo recomenda mudança nos hábitos e terapia nutricional para reduzir o risco de câncer em até 20%
UOL
Com a grande campanha de alimentação saudável em busca de uma melhor qualidade de vida, é indispensável também se atentar para a alimentação preventiva. É sabido que diversos alimentos possuem substâncias que previnem o surgimento de diversos tipos de cânceres."A alimentação tem papel fundamental na prevenção de doenças como obesidade, diabetes, infarto e câncer", explica o cardiologista e nutrológo Dr. Daniel Magnoni, que recomenda a dieta observada pelo Instituto Americano.
Segundo o especialista, muitos vegetais devem ser ingeridos crus, pois se mantêm os devidos valores nutricionais, e suas vitaminas. É recomendada uma dieta balanceada com ingestão de verduras, legumes e frutas. Quanto à carne, recomenda-se porções de 85 a 100g por dia - isso equivale a um bife. Mas certamente não é só a alimentação que contribui para a melhora da qualidade de vida, é necessário tomar algumas providências associadas para que se obtenha sucesso.
Alimentação não é tudo
"Além da alimentação balanceada, é importante aliar a prática segura dos exercícios físicos, abolir o hábito do cigarro e reduzir o peso. A junção de cuidados nutricionais e a avaliação médica preventiva podem atuar de forma muito segura na prevenção e identificação precoces do câncer", ressalta o nutrológo.
Um dos aspectos relevantes na prevenção do câncer pela alimentação é a inclusão de alimentos funcionais com alto teor de gordura monoinsaturada. Um exemplo disso é o azeite extravirgem, rico em gordura saudável. "Ao consumir o azeite extravirgem estamos ingerindo 77% de gordura monoinsaturada, 14% de saturadas e 9% de polinsaturadas, o que torna o óleo mais saudável em relação aos outros", alerta Dr. Magnoni.
Nenhum comentário:
Postar um comentário