8 de outubro de 2008

Tia que é tia ....




As irmãs de nossos pais e mães costumam ter uma sabedoria toda particular – uma sabedoria que nasce da concisão. Minha teoria é a seguinte: como passam pouco tempo com os sobrinhos, as tias precisam transmitir rapidamente tudo aquilo que a experiência lhes ensinou. E o fazem através dos ditados, entre um café e um pedaço de bolo.
Agora que sou tio, quero transmitir um pouco desse conhecimento à minha sobrinha Liz, que ainda não sabe ler, mas já está falando mamãe. (Encontrei no Orkut.)
Como sabe toda tia, pardal que anda com morcego acorda de cabeça para baixo. Galinha que acompanha pato morre afogada. E, em terra de sapo, mosca não dá rasante.
Quem mora em submarino não dorme de janela aberta. Para o cara que está se afogando, jacaré é tronco. Por falar em jacaré, em rio que tem piranha, ele nada de costas. Mas deixa estar, jacaré, que a lagoa há de secar!
Tia que é tia não é pipoca, mas vive dando seus pulinhos. Para ela, sempre é melhor pingar do que secar. E quem não concorda está mais por fora que dedão de franciscano.
Quer moleza? Chama o Geléia! Quer mais moleza? Senta no pudim. Comigo não, violão! Se vira, Praxedes! Quem pode, pode; quem não pode, se sacode.
Tia é assim: a cada enxadada, uma minhoca. Tia é melhor que dinheiro achado. Para ela, quem tem filho grande é baleia. E o mesmo vale para sobrinho.
Tia sabe que em briga de saci não tem rasteira; que em casa de pobre arco-íris é preto e branco; e que esperto mesmo é o Curupira – só faz gol de calcanhar.
Se ferradura desse sorte, cavalo não puxava carroça, não é mesmo? Tia sempre tem essas tiradas, que vêm das épocas imemoriais – do tempo em que tamanduá comia formiga de canudinho.
E é favor respeitar a tia. Caso contrário, ela dirá para sua mãe que você é mais grosso que dedo destroncado. Não fique se fazendo de vesgo só para mamar em duas tetas. Você não engana nem o Peixoto.
Se vira, Praxedes! Quer moleza? Chama o Geléia.

Surrupiado de http://briguet.tipos.com.br/
**********************************************

PS. Hoje Tia Carol presenteou Belle com lindas roupinhas. Belle que só tem dois anos pediu para provar as roupas , se mirou num espelho vertical, sorriu para o espelho e só depois abraçou ternamente a tia...

Semana passada Belle ganhou uma bolsa com os objetos que normalmente se encontram em bolsas femininas: baton, escova de cabelos, chave de carro, celular, pulseiras, brincos, aneis. Quem presenteou? Tia Carol. Desde então Belle não solta a bolsa, quando acorda já vai falando : minhas coisas, quelo minhas coisas...

Ontem Belle falou com Tia Carol pelo telefone: "Calol tazer dinhelo, meu cofinho. Compár biciqueta cor de losa. É sélio."

Durma com esse barulho....

Nenhum comentário:

Postar um comentário