11 de março de 2008

MANDAMENTOS NEGATIVOS DA DISCIPLINA VERBAL


Textos Bíblicos: 1 Pe 2.1; 2 Co 12.20; Tg 3.10; Tg 4.11; Mt 18.15-17; 3 Jo 9, 10;Mt 18.1-6; Mc 9.35; Lc 22.24-27; Tg 3.9; Rm 8.28, 29; Cl 3.16;Ef 4.29; Mt 12.34; Tg 3.8, 6c; Rm 15.6; Tg 5.9; At 6.1; Tg 1.2, 3;Tg 1.19; 4.12; 5.10, 11, 13; Fp 4.6, 7; Pv 3.5; 1 Pe 3.17; 5.7;Pv 17.9; Cl 3.13; 1 Ts 5.11, 14; Rm 15.14; Gl 6.1, 2; 2 Tm 1.7; 1 Co 10.13; Lm 3.22; Sl 66.10


INTRODUÇÃO - De dois mandamentos hoje nos ocupamos: “Não faleis mal uns dos outros” e “Não vos queixeis uns dos outros”. Bem que poderiam chamar-se mandamentos de controle da língua, hoje, como sempre, uma questão pertinente, onde quer que haja seres humanos. É fácil perceber sua relação com o pecado da maledicência (1 Pe 2.1) e com as detrações (difamação, murmuração etc.) – (2 Co 12.20). Nas duas situações, trata-se de “um dos pecados mais generalizados entre os cristãos”, isto é, o hábito danoso de falar de modo negativo quando se referem aos outros. Fala-se por vezes sem pensar, não se apercebendo do impacto negativo de suas palavras, do estrago que poderão causar, às vezes expondo o outro ao ridículo.Acerca do segundo mandamento estudado nesta lição: tanto podemos expor o que há de melhor dentro do nosso coração, como o pior que nele houver. O queixar-se é um “ralo” por onde qualquer coisa passa... Tanto viver resignadamente, tangido pela fé em Deus, sabendo que tudo coopera para o nosso bem, como, simplesmente, resmungar, porque “um urubu pousou na minha sorte” – frase melancólica de Augusto dos Anjos.Temos, quase sempre, a tendência de transferir para os outros nossos “estados emocionais de depressão, impaciência ou irritação”. Isso é culpar os outros pelas nossas dificuldades. Aí nos queixamos, murmuramos e gememos, pelo “desgosto” que o outro nos “causou”. Tiago aconselha uma postura diferente desta (Tg 3.10). I. “NÃO FALEIS MAL UNS DOS OUTROS” Tiago é taxativo: “... não faleis mal uns dos outros...” (Tg 4.11). Já no capítulo anterior (Tg 3), ele faz um comentário geral sobre o uso da língua como “o mais indomável membro do corpo humano”. Essa prática atropela o princípio geral básico de que só Deus pode julgar, pois só Ele tem o direito de formar leis para orientar a conduta do seu povo. Temos então de ficar mudos? Não. Em lugar de murmuração, o ensino do Senhor (Mt 18.15-17). É espírito de “corpo”. Que é falar mal de um irmão? É desacreditá-lo, desonrá-lo, desprezá-lo, menosprezá-lo quanto ao seu caráter ou suas ações. Leia sobre o triste exemplo de Diótrefes (3 Jo 9, 10). Ele simplesmente proferia “palavras maliciosas” contra os irmãos. Nós somos assim, muitas vezes. Triste realidade!... Paremos, agora, um pouco, e reexaminemos o “labor” da nossa língua... 3. Em que implica este mandamento? Implica em: Falar mal do irmão é tomar como certa nossa superioridade sobre ele. É desobedecer ao mandamento de não julgar o irmão (Mt 18.1-6; Mc 9.35; Lc 22.24-27). Maledicência para com outro irmão “indica uma atitude de desprezo para com Deus”. Lembremo-nos de que o outro é “imagem e semelhança de Deus” e é redimido dentro do glorioso propósito de Deus (Tg 3.9; Rm 8.28, 29). A prática de um pecado qualquer por um irmão não justifica que falemos em detrimento dele. Nosso dever é instruí-lo, exortar ou admoestar, a fim de que se edifique. Não derrubá-lo pela maledicência. Como falar? Veja Cl 3.16; Ef 4.29. É preciso ter extremo cuidado com o que falamos. Nossas palavras dizem do que abarrota o nosso coração (Mt 12.34); o julgamento que fazemos pode ser responsável pelo destino mais atroz de uma vida (Tg 3.8). Pode ser “inflamada pelo inferno”(Tg 3.6c). Que valores atribuem a este mandamento? É essencial à manutenção de um clima de amor e unidade do corpo. Uma calúnia feita a um membro do corpo afeta todo o corpo, causa-lhe impacto negativo. É aí que começam as “panelinhas”, em geral envolvendo pessoas que colocam seus próprios interesses acima dos interesses do Reino de Deus. É por aí que as contendas começam a atacar; afetam o corpo e lhe enfraqueçam os movimentos e a voz; enfraqueçam a Igreja, tornando-a vulnerável, incapaz de “concordemente e a uma voz” glorificar seu Deus (Rm 15.6). Quando se evitam as maledicências, há edificação mútua, alegria, cuidado, a prática livre do amor e da unidade ordenados por Jesus Cristo. II. “NÃO VOS QUEIXEIS UNS DOS OUTROS” Como definir este mandamento? É o mesmo que expressar-se, em conversa reservada, às escondidas – “cochichos ao pé do ouvido” –, em que se despejam descontentamentos, impaciência, desagrado ou, simplesmente, pelo hábito de falar de tudo e de todos, que é, além de falta de uma boa educação, um problema de caráter mal formado. É baixa convivência mesmo. Outra vez Tiago é taxativo (Tg 5.9). Todos os mandamentos de Tiago nesta linha – “não vos julgueis...”, “não faleis mal...”, “não vos queixeis...” – são pecados, desagradam a Deus. Sobretudo quando ocorrem dentro da Igreja de Cristo. Contudo, o queixar-se não é sinônimo de julgar ou falar mal. Significa no original do N. T. basicamente gemer, que redunda em impaciência, irritação. Exemplo vivo em At 6.1. Algumas implicações deste mandamento: É preciso entender que Deus utiliza situações difíceis e penosas para desenvolver nossa fé, nossa paciência, nossa esperança; para tornar-nos firmes e cheios de frutos (Tg 1.2, 3). Não é papel dos cristãos julgar os propósitos, intenções ou ações dos irmãos. Mas é verdade que somos responsáveis por lidar com as dificuldades de um modo que glorifique a Deus, que é o Juiz capaz de lidar com todo o problema da “culpa” (Tg 1.19; 4.12; 5.10, 11). Quando o sofrimento bate à nossa porta, em vez de queixar-nos e resmungar, é de todo aconselhável orar, confiar inteiramente no Senhor, para agir em seu auxílio (Tg 5.13; Fp 4.6, 7; Pv 3.5; 1 Pe 3.17; 5.7). Quanto mais profunda for a experiência, maior será a oportunidade de Deus em nós, e de nós outros em Deus. Ponha a prova este princípio. Mesmo considerando que tem muito motivo de queixa, é melhor “não gemer suas mágoas aos outros” (Pv 17.9). Há duas opções bíblicas: Suportar e perdoar (Cl 3.13) ou exortá-lo e admoestá-lo (1 Ts 5.11, 14; Rm 15.14). Observe ainda os princípios da Mt 18.15-17 e Gl 6.1, 2. É um risco acostumar-nos a “gemidos” e “queixumes”. Acaba por tornar-se algo puramente superficial e ineficaz. Frustrante, por conseguinte. Precisamos ainda ver se, de fato, nossas queixas contra os irmãos procedem, ou se apenas estamos transferindo nossos fardos para os ombros deles. Ao olhar no espelho é bem melhor ver um homem ou mulher de coragem, até porque “Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação” (2 Tm 1.7). É valioso este mandamento, e sempre oportuno. Críticas proferidas às escondidas são “meios eficazes de se levantar ressentimentos e brigas dentro da igreja de Cristo”. Murmurar é assumir responsabilidade que não nos compete – julgar. Tornamo-nos incapazes de ser sinceros e abertos para com os outros. “O queixar-se dos irmãos é pecado grave, porque semeia discórdia entre os irmãos e leva a confrontações pouco amistosas, os irmãos que deveriam manifestar, em alto grau, o mútuo amor e a unidade. Não é possível que o corpo de Cristo funcione adequadamente quando os membros estão trabalhando uns contra os outros. Mas quando se obedece a este mandamento, o corpo de Cristo fica livre das contendas deste tipo e das incapacitações que elas causam, podendo, então, edificar-se, através do serviço mútuo, prestado com amor”.

CONCLUSÃO - Não falar dos irmãos e não queixar-se deles. De começo, parecem um direito nosso tolhido. Entretanto, toda a conduta humana cristã deve apoiar-se nos ensinos da Palavra de Deus, mesmo que nossa humanidade faça suas reivindicações, com razão ou com emoção. Os conselhos bíblicos aí estão, em número elevado. Devem ser lidos com mente aberta, coração submisso e alma devota. É este o caminho para se chegar aonde Deus quer que cheguemos. Ele sabe o que é melhor para a nossa vida. Não nos aponta caminhos impossíveis (1 Co 10.13), até porque Ele se faz nosso companheiro. Das mais dramáticas refregas, Ele nos constrói vitória. Das aparentes derrotas do sofrer, Ele nos levanta e nos reorienta. Do andar “pelo vale da sombra da morte”, Ele nos enche o espírito de destemor. Das sombras tenebrosas a que por acaso sejamos jogados, Ele faz raiar uma nova e fulgurante luz. Portanto, não se há de fazer da vida um poço de amarguras e uma torrente de desabafo contra tudo e contra todos. Em quaisquer circunstâncias sua graça e suas misericórdias estão nos preservando e nos refinando, como se refina a prata (Lm 3.22; Sl 66.10).

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