29 de fevereiro de 2008

COMO VENCER UM GIGANTE


Quarta feira ultima, fui à Igreja e ouvi do meu Pastor, Wedmar Rezende, uma Reflexão baseada em I Sm 17. Fiz, como costumeiramente, alguns apontamentos, e estou repassando-a com minhas palavras. Peço perdão ao meu Pastor pelos decréscimos, ou acrescimos. Tentei ser o mais fiel possivel. (Roselee)

A batalha de Davi e Golias é uma das histórias mais bem conhecidas em toda a Bíblia, todos a conhecem muito bem, mas apalavra de Deus se renova a cada dia em nossos corações, você poderá ser abençoado, com uma nova visão dessa história.

Um campeão, o gigante Golias, tinha mais ou menos três metros de altura, saía do campo dos filisteus todos os dias , durante mais ou menos quarenta dias, desafiando o exército israelita para mandarem um competidor digno.

O jovem Davi foi enviado por seu pai para levar pães e queijo para os seus irmãos e o seu comandante na frente da batalha. Foi neste campo que a vida de Davi tomou um rumo diferente, e nunca mais sua vida seria a mesma. Œ Ele aproveitou muito bem essa oportunidade). A porta para uma carreira bem-sucedida como homem de Deus apareceu para ele no vale de Elá. Ninguém jamais consegue qualquer coisa de importância se não aproveitar suas oportunidades. A covardia das forças armadas israelitas, era uma porta aberta para Davi. Ao observar a intimidação e guerra psicológica de Golias, Davi perguntou: “... Que farão àquele homem que ferir a este filisteu e tirar a afronta de sobre Israel? Quem é, pois, esse incircunciso filisteu, para afrontar os exércitos do Deus vivo?” Samuel 17:26).

Para vencer um gigante é preciso conquistar a si mesmo. Como?Assumindo minha identidade. Assumir identidade é, também, assumir fraquezas e limitações. Davi reconheceu que aquela armadura ofertada por Saul, não lhe servia. Davi retirou a armadura de si. E porquê não servia? A armadura era pesada demais para ele, o peso atrapalhava sua marcha, sua desenvoltura. Ele, Davi, era pastor de ovelhas, e não soldado ou guerreiro.
Na luta conta os gigantes precisamos nos desfazer daquilo que não nos serve, que pesa, que não tem o nosso molde.

Para vencer um gigante é preciso manter o equilibrio. O irmão mais velho de Davi, Eliabe, falou com desdém: “Por que desceste aqui? E a quem deixaste aquelas poucas ovelhas no deserto? Bem conheço a tua presunção e a tua maldade; desceste apenas para ver a peleja” (17:28). Ora, Davi, tinha descido ao campo de batalha por ordem de seu pai, foi levar alimentos, e estava sendo caluniado e difamado por seu irmão mais velho. Davi,manteve o equilbrio, até mesmo quando insultado pelo gigante. Não se pode perceber medo na voz de Davi neste episódio todo. Pelo contrário, a sua coragem é dada a conhecer ao rei. Ele informou ao rei: “Não desfaleça o coração de ninguém por causa dele; teu servo irá e pelejará contra o filisteu” (17:32). Quando, enfim, aconteceu a batalha, Golias deu um ataque verbal: “Sou eu algum cão, para vires a mim com paus?” (17:43). É o melhor que os israelitas podem oferecer?
Davi ficou firme, não se deixou abater pela agressão verbal do gigante não se orgulhou da mortal certeza da sua funda . “Tu vens contra mim com espada, e com lança, e com escudo; eu, porém, vou contra ti em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado...porque do Senhor é a guerra, e ele vos entregará nas nossas mãos” (17:45,47).

O equilibrio é necessário pois evita precipitação. O equilibrado traça seu rumo, se firma no seu objetivo e segue em frente sem se importar com aquele(s) que deseja(m) o seu desiquilibrio, sua derrota.
Bem mais tarde, já rei de Israel, Davi, foi provocado por um homem chamado Simei que assim dizia: "Sai, sai, homem sanguinário, homem de Belial!". Davi sendo rei, podia mandar prendê-lo, matá-lo, mas por ser equilibrado assim se manifestou: "...o Senhor olhará para a minha aflição, e me pagará com bem a maldição deste dia. Prosseguiam, pois, o seu caminho..." (II Sm. 16:13)

Lembram-se do PAN e da ginasta Jade? Em um exercicio de barras, Jade perdeu o equilibrio e caiu, foi-se a oportunidade de, naquele aparelho, ganhar medalha. Jade chorou , e o Brasil todo chorou com ela. Ainda bem que Jade teve equilibrio emocional, para prosseguir no exercicio, sendo vencedora em outros aparelhos naquela mesma competição.
Mesmo sob pressão é necessario manter o equlibrio para alcançarmos vitória.

Para vencer um gigante é preciso ver além do obvio - Por trás de atos e fatos aparentem naturais há uma realidade espiritual e sobrenatural. Davi fala ao seu oponente que a vitória iminente tinha um objetivo maior: "e toda a terra saberá que há Deus em Israel” (17:46). O jovem Davi não foi movido pelo desejo de provar ao seus irmãos, ou mesmo ao rei, que ele era forte, capaz, apesar da aparencia franzina. Não o movia o desejo de ser reconhecido, ficar famoso. Seu próposito fica bem delineado: Deus será conhecido por todo Israel. Foi Ele, Deus, quem ganhou a batalha , Davi sabe que será (foi) instrumento de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário