20 de fevereiro de 2008

BONSAI OU CARVALHO?



Texto escrito por Rackel Melo


Bonsai. Já ouvimos falar muito esse nome e às vezes nem sabemos do que se trata.
É uma árvore em miniatura, muito usada em decoração ou coleção. Esta espécie de árvore é muito difícil de ser cuidada, pois sua fragilidade requer um manuseio especializado e cauteloso.
O tratamento dessa planta vai além da poda de suas folhas e da irrigação da sua terra, ela necessita de um cuidado especial com sua raiz, que não pode crescer muito. Precisa permanecer atrofiada para garantir o tamanho em miniatura da árvore. È preciso também um cuidado com seu solo. A terra deve ser preparada com quantidade certa de arenito, terra adubada e outros componentes que permitam que o Bonsai tenha sua dose de nutrientes diária nem a mais nem a menos. E por último o vaso, que tem uma grande importância por deter a planta no seu crescimento, pois, uma vez que as raízes atingirem por completo a área do vaso, elas atrofiam e assim a planta envelhece e não cresce.
O Carvalho é uma árvore de grande porte e sua copa proporciona grande sombra à sua volta, o que não permite que plantas parasitas cresçam ao seu redor e roubem os seus nutrientes.
O Carvalho possui também uma raiz muito profunda, dando-lhe a capacidade de se fixar firmemente quando o vento forte sopra insistindo em derrubá-lo. As raízes profundas do carvalho permitem que a árvore absorva água fresca e limpa dos lençóis freáticos, localizados em sua maioria em grande profundidade, o que eu dá a garantia ao Carvalho que mesmo em um período de estiagem ele não será abalado, pois suas reservas de água e sais minerais estarão garantidos graças as suas raízes profundas.
O Carvalho é considerado pelos madeireiros uma árvore de madeira nobre, ou seja, sua madeira é muito boa em qualidade para a confecção de móveis e muito cara em custeio, fazendo com que o Carvalho esteja na lista de árvores que tem a extração de sua madeira contrabandeada. Esse contrabando em alta escala está levando o Carvalho à extinção.
As informações acima nos remetem ao tempo em que vivemos e ao cristianismo que praticamos. Você deve estar se perguntando: como seria possível traçar um paradoxo entre o Bonsai e Carvalho? E como isso se aplica na minha vida hoje? A resposta é simples.
Você é quem vai dizer quem você é hoje. Um Bonsai ou um Carvalho. Dependendo da sua resposta você terá a oportunidade de promover uma mudança na sua situação "arborística" hoje mesmo.
Para facilitar, vamos colocar as qualidades das duas plantas aqui apresentadas seguidas das comparações com o cristão:

QUALIDADES DO BONSAI

É pequeno e ótimo para decoração
É assim que alguns crentes estão atualmente, pequenos e só ocupando espaço no banco da igreja, estão de enfeite. A pergunta é: pra quem?

É bonitinho
Tem "irmãozinho" que só enche os olhos na igreja, mas por dentro é um sepulcro caiado.

É ótimo para colecionar
Buscamos cargos e títulos sempre com a desculpa de colocá-los a serviço de Deus, mas estamos colocando diplomas e honras em prateleiras no canto iluminado da nossa preguiça e inércia.

É sempre uma surpresa, se não olhamos bem não sabem ao certo de que espécie é
Muitos têm sido assim, sem definição, suas vidas tem sido uma surpresa a cada dia, não vivem dos planos de Deus, mas sim das surpresas ruins do diabo.

QUALIDADES DO CARVALHO

Possuem uma grande copa
Os que é como o carvalho possui um vasto conhecimento vindo de Deus, o que o permite dar conselhos e ajuda aos que necessitam. Assim como o carvalho, oferece sombra e abrigo.

Seu tronco é grande e forte
Os crentes em Jesus são grandes, pois sua grandeza vem do Senhor e são fortes, pois a sua força também vem do Senhor.

São árvores vistas de longe
O verdadeiro crente reluz como o ouro. Sua fala, seus atos e seus pensamentos brilham como um farol no mar escuro e sombrio.

São árvores de madeira nobre
Deus nos fez como homens com o comportamento nobre, com o coração nobre e com uma vida nobre, afinal somos filhos de um Rei.

Suas raízes são profundas
Quando as nossas vidas estão firmadas no Deus todo poderoso, de dentro de nós correram águas vivas vindas diretamente do Trono de Deus.

O vento sopra sobre o Carvalho
É estranho achar que isso é uma qualidade?
Não. Quando o vento de Deus sopra, seja ele como um vento forte ou como uma brisa, vem anunciar que Deus está no controle, assim como fez com Elias. Deus está agindo, mesmo em meio à ventania.

Os madeireiros têm o desejo de possuir sua madeira
Como isso também pode ser uma qualidade?
Meu irmão, eu comparo a figura do madeireiro como o diabo, que deseja ardente e incessantemente ceifar as nossas vidas. Mas se somos grandes, fortes e firmes ele não terá sucesso.

O único defeito que achei no Carvalho é que ele está em extinção, e isso nos faz refletir que não são muitos os crentes como Paulo, João, Pedro e outros Carvalhos de Justiça plantados por Deus.
Ore a Deus neste momento e peça para fazer de você um Carvalho de Justiça e Honra. Que por onde passe, você seja visto como uma árvore plantada junto ao ribeiro de águas.

"Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará." Salmos 1:3


Um comentário:

  1. Anônimo23/2/08

    Muito interresante este texto. Enriquecedor.Que Deus a abençoe!
    Continue publicando mensagens que edifiquem.

    ResponderExcluir