31 de março de 2010

Selo - O Maior Cajueiro do Mundo


O maior cajueiro do mundo, também conhecido como cajueiro de Pirangi, está localizado na Praia de Pirangi do Norte em Parnamirim, à 12 km ao sul da capital Natal, no estado do Rio Grande do Norte (Brasil). A árvore cobre uma área de aproximadamente 8500 m², com um perímetro de aproximadamente 500 m e produz cerca de oitenta mil cajus por ano[1]. O cajueiro foi plantado em 1888, por um pescador chamado Luiz Inácio de Oliveira; o pescador morreu, com 93 anos de idade, sob as sombras do cajueiro.

Crescimento da árvore

Galhos do cajueiro, produzindo novas raízes.
Vista panorâmica da árvore, cobrindo 8.500 m²O crescimento da árvore é explicado pela conjunção de duas anomalias genéticas. Primeiro, em vez de crescer para cima, os galhos da árvore crescem para os lados; com o tempo, por causa do próprio peso, os galhos tendem a se curvar para baixo, até alcançar o solo. Observa-se, então, a segunda anomalia: ao tocar o solo, os galhos começam a criar raízes, e daí passam a crescer novamente, como se fossem troncos de uma outra árvore. A repetição desse processo causa a impressão de que existem vários cajueiros, mas na realidade trata-se de dois cajueiros. O maior, que sofre da mencionada anomalia, cobre aproximadamente 95% da área do parque; existe também um outro cajueiro, plantado alguns poucos anos antes, que não sofre da anomalia.

O tronco principal divide-se em cinco galhos; quatro desses galhos sofreram a alteração genética, e criaram raízes e troncos que deram origem ao gigantismo da árvore. Apenas um dos galhos teve comportamento normal, e parou de crescer após alcançar o solo; os habitantes do local apelidaram esse galho de "Salário Mínimo". As raízes do cajueiro podem chegar a 10m de profundidade.

Em 1955, a histórica revista O Cruzeiro batizou o cajueiro de "O Polvo" e definiu o fenômeno como uma "sinfonia inacabada" de "galhos lançados em progressão geométrica". À época, a planta tinha 2 mil m2 de área. Em 1994, o cajueiro entrou para o Guiness Book[2].

Existe um mirante no próprio cajueiro que é muito frequentado por turistas. Dele, se tem uma visão panorâmica do cajueiro e da praia de Pirangi do Norte.

fonte :wikipédia

30 de março de 2010


Dia de Outono

Senhor: é mais que tempo.
O verão foi muito intenso
Lança a tua sombra sobre
os relógios do sol
e por sobre as padrarias
desata os teus ventos

Ordena às últimas frutas
que fiquem maduras;
dá-lhes ainda uns dois dias de calor,
leva-as à completude e
não deixes de por no vinho pesado
sua última doçura.

Quem não tem casa
não a irá mais construir.
Quem está sozinho,
vai ficá-lo ainda mais.
Insone... há de ler,
escrever cartas torrenciais
e correr as aléias num inquieto ir e vir
enquanto o vento carrega
as folhas outonais.


Rainer Maria Rilke



TERAPIA DO ELOGIO

Linda, inteligente, esforçada, carinhosa... e tem meu DNA. Rssss


TERAPIA DO ELOGIO


Renomados terapeutas que trabalham com famílias, divulgaram uma recente pesquisa onde nota-se que os membros das famílias brasileiras estão cada vez mais frios: não existe mais carinho, não valorizam mais as qualidades, só se ouvem críticas.


As pessoas estão cada vez mais intolerantes e se desgastam valorizando os defeitos dos outros.
Por isso, os relacionamentos de hoje não duram.


Ritinha... um amor de pessoa!

A ausência de elogio está cada vez mais presente nas famílias de média e alta renda. Não vemos mais homens elogiando suas mulheres ou vice-versa, não vemos chefes elogiando o trabalho de seus subordinados, não vemos mais pais e filhos se elogiando; amigos, etc.

Bonecas de papel - Criação da talentosa artista brasiliense Denise Brandt

Só vemos pessoas fúteis valorizando artistas, cantores, pessoas que usam a imagem para ganhar dinheiro e que, por conseqüência são pessoas que tem a obrigação de cuidar do corpo, do rosto.


Essa ausência de elogio tem afetado muito as famílias.

A falta de diálogo em seus lares, o excesso de orgulho impede que as pessoas digam o que sentem e levam essa carência para dentro dos consultórios.
Acabam com seus casamentos, acabam procurando em outras pessoas o que não conseguem dentro de casa.

Vamos começar a valorizar nossas famílias, amigos, alunos, subordinados. Vamos elogiar o bom profissional, a boa atitude, a ética, a beleza de nossos parceiros ou nossas parceiras, o comportamento de nossos filhos.

Vamos observar o que as pessoas gostam. O bom profissional gosta de ser reconhecido, o bom filho gosta de ser reconhecido, o bom pai ou a boa mãe gostam de ser reconhecidos, o bom amigo quer se sentir querido, a boa dona de casa valorizada, a mulher que
se cuida, o homem que se cuida, enfim vivemos numa sociedade em que um precisa do outro; é impossível um homem viver sozinho, e os elogios são a motivação na vida de qualquer pessoa.


Quantas pessoas você poderá fazer feliz hoje elogiando de alguma forma?

imagem retirada do site mondocherry

Comece agora!



Você é uma pessoa maravilhosa!
Tenha excelentes dias sempre!

PS. Texto enviado pela minha amiga Maristela. Um doce. O Texto? A amiga também!

29 de março de 2010

Justiça para Isabella.


E fez-se Justiça.

Alexandre Nardoni foi condenado a 31 anos e Anna Jatobá a 26 anos de prisão. Os réus foram condenados por homicidio triplamente qualificado. O resultado do julgamento foi comemorado, pelos populares que se aglomeraram em frente ao Fórum, com gritos , urras e até fogos de artifícios.

Mas, há motivo para comemoração?

Sinceramente, creio que não. Como bem disse a mãe da vitima: amanhã vou acordar e minha filha não vai estar lá, nada a trará de volta. Na verdade a tragédia abateu-se sobre as duas, na verdade três,ou mais, familias. Ana Oliveira perdeu para sempre sua filha, mas é jovem o tempo correrá em seu favor. Ela provavelmente terá outros filhos; Isabella será uma doce lembrança, um sonho, um anjo que passou em sua vida e que marcará indelevelmente a sua vida, de seus familiares, e porque não dizer, de todos os brasileiros.

Quanto aos Nardoni - Alexandre e Anna Jatobá - perderam a liberdade, perderam os filhos, perderão o pátrio poder, não acompanharão seus filhos à escola, as festinhas de aniversários... Alexandre não ensinará a Cauã e Pietro a pedalarem suas primeiras bicicletas. Anna não beijará "os dodóis" de seus pimpolhos, não os auxiliará nas tarefinhas da escola. O tempo correrá em desfavor deles, envelhecerão no presídio. Eles não serão referencias para seus filhos, não poderão ajudá-los na escolha da profissão . E quando os meninos namorarem pela primeira vez será aos avós que eles as apresentarão. Elas, as crianças não terão orgulho da "residência", nem da história de seus pais. Pobres crianças, órfãs de pais vivos.

E os Nardoni, os pais de Alexandre ? Eles perderam a neta predileta. A mãe de Alexandre descobriu que pariu um monstro, um covarde. Ela assim o disse no dia do crime: Monstros, Covardia, Covardia... Não poderia , nem de longe, imaginar que tratava-se de seu próprio filho. O Nardoni pai - avô da vitima - lutou contra todas as evidencias, como ele queria que Alexandre fosse inocente... é tão dificil acreditar que aquele menino (para os pais os filhos serão sempre crianças) tenha cometido ato tão vil. Após o julgamento vê-se um homem alquebrado, derrotado, infeliz, e acho que, principalmente, por não restar mais nenhuma dúvida em sua cabeça paterna que Alexandre é um assassino frio. Ah, se eles pudessem antever, certamente diriam como disse o Salmista: "melhor, teria sido que Alexandre fosse um aborto".
E os pais de Anna Jatobá terão a dificil tarefa de criar, educar os netos, e de explicar o inexplicável.

O defensor do casal acusado Roberto Poodval conclui sua fala citando o medium Chico Xavier:
"Ninguem pode voltar atrás e fazer um novo começo, mas pode fazer um novo final".
Sem razão , o defensor, nesse caso não se aplica a máxima. O final foi triste para todos, embora a justica tenha sido feita, Isabella não terá festa de quinze anos, não receberá medalhas de natação, nunca mais exibirá seu belo sorriso...Ana Carolina perdeu para sempre sua primogênita.
E os Nardoni perderam, irremediavelmente, entre outras coisas, a dignidade.

23 de março de 2010

"A natureza não faz milagres; faz revelações."





A natureza não faz milagres; faz revelações."

(Carlos Drummond de Andrade)


22 de março de 2010

22 de março - Dia Mundial da Agua


Água limpa para um mundo saudável

O Dia Mundial da Água, 22 de março, instituído pela ONU em 1993, tem como tema este ano “Água limpa para um mundo saudável”, em meio ao descuido com a natureza e aos resultados desastrosos que acompanham o dia a dia da humanidade. O objetivo é mostrar que, na gestão dos recursos hídricos, qualidade é tão importante quanto quantidade.
Durante milênios acreditava-se que a água era um recurso infinito, que escoava em mananciais inesgotáveis, abundantes e renováveis. Atualmente, sabe-se que o mau uso, aliado à crescente demanda vem preocupando especialistas e autoridades no assunto, pelo evidente decréscimo da disponibilidade de água limpa em todo o planeta.

A água é de vital importância para a existência da própria vida na Terra. A água é um recurso natural que propicia saúde, conforto e riqueza ao homem, por meio de seus incontáveis usos, dos quais se destacam, entre outros, o abastecimento das populações, a irrigação, a produção de energia, o lazer e a navegação.

21 de março de 2010

Selo - Maçãs - Brasil 98

Série frutas

Maçã é o nome dado ao fruto da macieira, árvore da família Rosaceae, pertencente ao género


Maçã vermelha.
Classificação científica
Reino: Plantae

Divisão: Magnoliophyta

Classe: Magnoliopsida

Ordem: Rosales

Família: Rosaceae

Género: Malus


Espécies
Malus domestica
Malus sieversii
entre outras.

Dialogo entre o pequeno principe e a raposa

Campeão, Vencedor

20 de março de 2010

Chita


E, com as sobras da chita eu fiz essas telas.

Li em algum lugar que chita é chic - Reciclando

Móveis descascados

Esse jogo de mesa e cadeiras era envernizado na cor tabaco e os assentos eram de damasco vermelho, muito pretensioso. Recentemente fui a Brasilia e vi numa loja classe A o show-room só de moveis descascados, envelhecidos; lá no Nordeste a gente diz "destambocados". Dai, quando cheguei em casa não tive dúvidas, eu mesma raspei, lixei e encerei todas as peças.
Os assentos, revesti de chita. Achei que ficou bem legal, e despretensiosa....

Estou ficando expert em "fuxicar".






Blusa em fuxico, para dar um ar mais sofisticado preguei uma perola em cada miolo do fuxico
Ficou chic beeem!!!!

Topiaria de fuxico






Sem falsa modéstia: ficou uma gracinha!!!

19 de março de 2010

Selo - Série Frutas - Limão


Meu limão, meu limoeiro....

Food collage

Coockies, cupcake, ovo frito, cenoura, morangos.... de feltro.

Imagem retirada do site mondocherry ( não é um site de gastronomia, mas de belos trabalhos com papel e tecido)

Selo - Plantas Medicinais do Cerrado


16 de março de 2010

Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água foi criado pela Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas através da resolução A/RES/47/193 de 22 de Fevereiro de 1993,[1] declarando todo o dia 22 de Março de cada ano como sendo o Dia Mundial das Águas (DMA), para ser observado a partir de 1993, de acordo com as recomendações da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento contidas no capítulo 18 (Recursos hídricos) da Agenda 21.

Selo - Proteção dos polos e das geleiras



“Ano Polar Internacional 2008 – 2009”.

- No selo da direita, o urso-polar, conhecido como urso-branco, Ursus maritimus, da região polar norte (Ártico) e, no canto inferior direito, a logomarca cristal de gelo, que identifica as emissões sobre a proteção dos pólos e das geleiras. Na imagem de fundo, uma paisagem das geleiras continentais, que reportam à sua preservação. A flora da área é composta por vegetais inferiores (algas, fungos, liquens e musgos). Foram usadas as técnicas de desenho e computação gráfica.
Os selos apresentam dois espécimes de fauna polar: um do antártico, o leopardo marinho, que está no topo da cadeia alimentar local, sendo extremamente feroz e rápido em seus ataques. Seu único inimigo natural é a orca; o outro, do ártico, o urso branco, que também está no topo da cadeia alimentar e práticamente não tem inimigos naturais.

A artista permitiu-se uma "liberdade poética" ao desenhar como fundo comum dos dois selos uma paisagem polar, com geleiras e montanhas, contínua nos dois, mostrando assim os dois animais como se estivessem em um único ambiente. Não existem ursos brancos no continente antártico, nem leopardos marinhos nas regiões árticas

Tão belas são as coisas do mundo,

Selo Parques - Brasil 2006


Tão belas
são as coisas
do mundo,
em sinais
e números,
em formas
e matizes,
que penso
podermos ser reis
coroados,
sábios,
felizes!

Robert Louis Stevenson


15 de março de 2010

O choro pode durar uma noite , mas a alegria vem pela manhã.



Quando abro a cada manhã a janela do meu quarto
É como se abrisse o mesmo livro
Numa página nova...

Mário Quintana

14 de março de 2010

Piracema - Selo Brasil 2005






Piracema é o nome dado ao período de desova dos peixes na bacia hidrográfica do rio Paraguai, que compreende toda a região do Pantanal nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

O período da piracema ocorre entre outubro e março, quando os peixes nadam contra a corrente para realizar a desova, de modo a poderem reproduzir-se. Tal evento é fundamental para a preservação da piscosidade (abundância de peixes) nas águas de rios e lagoas. Neste período é proibida a pesca nos dois estados.


PIRACEMA - UMA ESTRATÉGIA DE SOBREVIVÊNCIA
Nas cabeceiras dos rios registra-se, anualmente, um espetáculo da natureza, em que se observa a beleza ambiental e se constata a Piracema, que consiste na desova dos peixes, que representam em média 50% dos vertebrados, englobando cerca de 24.000 espécies, das quais 41%, aproximadamente, são espécies de água doce.

O sucesso obtido por qualquer espécie é determinado, em última instância, pela capacidade de seus integrantes reproduzirem-se em ambientes variáveis, mantendo populações viáveis.

A migração reprodutiva faz parte das estratégias de uma espécie ou população que irá garantir o seu sucesso na reprodução, de modo a manter o equilíbrio populacional. As migrações reprodutivas ocorrem durante o período de inundação anual dos rios, quando os peixes movem-se rio acima para desovar.

Peixes que vivem em riachos pouco extensos têm migrações curtas. Já para os peixes que habitam grandes rios a subida é freqüentemente longa. Os movimentos rio acima ocorrem após alguns meses de alimentação na planície de inundação. Esse movimento dos peixes bem nutridos rio acima é conhecido como Piracema - época de peixe.

Há espécies de peixes que vivem nos tributários (afluentes) pobres em nutrientes, onde se alimentam e descem para as águas túrbidas do rio principal para desovar. Após a desova, os peixes migradores, com suas gônadas esvaziadas, retornam à planície de inundação ou aos tributários para se alimentarem (migração trófica).

Quase todos os peixes de escamas e peixes de couro formam cardumes que migram nos rios em algum período do ano. Um exemplo de peixe de escama é o dourado, conhecido cientificamente como Salminus brasiliensis, uma espécie típica dos rios meridionais brasileiros. O estado das gônadas do dourado mostra que a reprodução da espécie é bastante sazonal, ocorrendo a desova durante a estação chuvosa, que se estende de novembro a abril, podendo variar entre os anos e bacias hidrográficas.

A necessidade de escapar da predação teve grande influência na evolução das migrações reprodutivas em águas correntes de cabeceiras ou águas túrbidas. Espécies que produzem ovos pelágicos (flutuantes) ou semipelágicos desovam na subida das águas, que carregam os ovos para áreas marginais, onde se desenvolvem sem risco de uma subida e de queda repentina nos níveis da água. Estes movimentos rio acima podem auxiliar a sobrevivência dos alevinos (filhotes de peixes), pois haverá maior disponibilidade de alimento para o desenvolvimento destes indivíduos jovens, bem como maior proteção contra predadores.

Com esta emissão, os Correios apóiam as ações desenvolvidas no sentido de que o fenômeno natural da piracema aconteça em todas as suas etapas e divulgam a necessidade de sua ocorrência, essencial para a preservação e o aumento dos cardumes nos rios brasileiros.

Dr. Thomaz Lipparelli
Ictiólogo, Superintendente de Pesca do Mato Grosso do Sul e
Conselheiro da Sociedade Brasileira de Ictiologia / SBI

10 de março de 2010




Quem me dera que a minha vida fosse um carro de bois
Que vem a chiar, manhãzinha cedo, pela estrada,
E que para de onde veio volta depois
Quase à noitinha pela mesma estrada.

Eu não tinha que ter esperanças - tinha só que ter rodas....
A minha velhice não tinha rugas nem cabelo branco...
Quando eu já não servia, tiravam-me as rodas


E eu ficava virado e partido no fundo de um barranco

.Fernando Pessoa / Alberto Caeiro

9 de março de 2010

A noite do meu bem



Hoje eu quero a rosa mais
linda que houver
E a primeira estrela que vier
Para enfeitar a noite do meu bem
Hoje eu quero a paz de criança dormindo
E o abandono das flores se abrindo
Para enfeitar a noite do meu bem
Quero a alegria de um barco voltando
Quero a ternura de mãos se encontrando
Para enfeitar a noite do meu bem
Ah! Eu quero o amor mais profundo
Eu quero toda a beleza do mundo
Para enfeitar a noite do meu bem
Ah! Como este bem demorou a chegar
Eu já nem sei se terei no olhar
Toda a ternura que eu quero lhe dar.

6 de março de 2010

SOLIDÃO




A solidão é como uma chuva.
Ergue-se do mar ao encontro das noites;
de planícies distantes e remotas
sobe ao céu, que sempre a guarda.
E do céu tomba sobre a cidade.


Cai como chuva nas horas ambíguas,
quando todas as vielas se voltam para a manhã,
e quando os corpos, que nada encontraram,
desiludidos e tristes se separam;
e quando aqueles que se odeiam
têm de dormir juntos na mesma cama:

então, a solidão vai com os rios...



Rainer Maria Rilke

5 de março de 2010

Para comer com os olhos - Cookies

Comida Cute






A Sonya garante que são deliciosos, para ver mais comidinha cute visite:
http://epicute.com/

4 de março de 2010

3 de março de 2010

Yes, nós temos....


Physalis -A physalis é uma fruta exótica, é encontrada no mercado a preços elevados, mas, no Norte e Nordeste do nosso país ela é comum nos quintais e chamada por nomes bem brasileiros: camapum, joá-de-capote, saco-de-bode, bucho-de-rã, bate-testa e mata-fome. A Physalis é nativa das regiões temperadas, quentes e subtropicais de todo o mundo. O género é caracterizado por um fruto alaranjado e pequeno, pode ser cultivada em vaso, para decoração

pitaya rosa

pitaya amarela

Pitaya - O termo pitaia significa fruta escamosa, também sendo chamada de fruta-dragão em algumas línguas, como o inglês. Como a planta só floresce à noite (com grandes flores brancas) são também chamadas de Flor-da-Lua ou Dama da Noite.
As espécies são nativas do continente americano sendo que as espécies mais comerciais se concentram na América Central e México. Aqui no Brqasil s~pa produzidas principalmente em São Paulo.

 

Canistel - Pouco conhecida fora da América Central, de onde vem. No Brasil, é cultivada em pequenos pomares. A polpa tem sabor forte e é boa fonte de vitamina A e carboidratos. Pode ser consumida in natura ou batida com leite e sorvete.
O cheiro, bem como o sabor, é muito forte; por causa da sua cor amarelo forte é também chamada de fruta ovo.


Mangostão - No Brasil, o mangostão é cultivado, principalmente, nos
Estados do Pará e da Bahia, na maioria dos casos, em pomares de
um a três hectares e em pequena escala no Espírito Santo e São Paulo.
 

Atemóia - A atemóia é um fruto híbrido, derivado da ata – pinha ou fruta-do-conde – e da cherimóia, originária dos Andes. Em Goias (Anapólis) há cultivo da atemoia, a safra ocorre de março a abril).

Imagens wikipédia

Movel de cara nova - Reciclando




Usei um pouco de cola de madeira, um metro e meio de tecido de popeline, bem baratinho, e transformei esses criados-mudo com cara nova. Eu gostei. Foi pra onde essa peça? Pro quarto da Carol fazer companhia a almofada de fuxico .

Ah sim , os criados foram sobrepostos e formaram uma peça unica, a forração na lateral escondeu a emenda.